O projeto

O Vota Aí! é um projeto que tem o objetivo de conectar as pessoas com as propostas de governo de candidatos e candidatas, de um jeito simples e dinâmico. Ele é fruto da minha tese de doutorado em Ciência Política, intitulada “Competição eleitoral no Brasil: uma perspectiva programática”, que defendi em 2019, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), sob a orientação do professor Fernando Guarnieri.

Depois de descobrir que a Lei 12.014, de 2009, passou a exigir que candidatos a prefeituras, a governos estaduais e a presidência registrem propostas de governo para concorrer às eleições – e que esses documentos são públicos –, estava interessada em investigar se eles e elas, de fato, elaboravam propostas e qual o conteúdo dessas propostas.

Estudar esses programas tem valor acadêmico, mas é mais importante que eles cheguem às pessoas. Porque eles são uma maneira de conhecer o que está sendo proposto para as cidades, de acompanhar o que efetivamente foi concretizado ao longo do mandato e, sobretudo, de fazer uma ciência política pública. Afinal, pesquisas devem ser feitas para as pessoas. Se, nas ciências humanas, não conseguimos desenvolver vacinas e medicamentos, que possamos oferecer novas perspectivas sobre as coisas ou ferramentas, tais como o Vota Aí!, de uso prático no exercício da democracia.

Em 2020, esses esforços se somam à já consolidada contribuição do Doxa, Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública, coordenado, atualmente, pela professora Argelina Figueiredo. Criado pelo professor Marcus Figueiredo em 1996, no antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes (IUPERJ-UCAM), o Doxa possui o maior acervo audiovisual de propagandas e jornalismo políticos, com coleções de programas eleitorais e partidários, telejornais, clippings e documentários e é referência para a pesquisa em comunicação política no Brasil.

O Vota Aí! faz parte da pesquisa “Partidos, coalizões e voto: competição programática no Brasil (1989-2020)” e contou e conta com os esforços de muitos pesquisadoras e pesquisadores para se concretizar. Para nós,  ele é mais do que um projeto: é um compromisso compartilhado com a informação, com a difusão do conhecimento e, sobretudo, com a democracia.

Nara Salles

Coordenadora do Vota Aí!